Maringá (PR) – O Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), realizou na última sexta-feira (24.08), a primeira reunião de planejamento da nova diretoria eleita para o triênio 2016-2019. Coordenada pelo presidente da entidade, Arion Toledo Cavalheiro Júnior, o encontrou reuniu 14 diretores de diferentes regiões do Estado, o que realça o comprometimento de todos com a gestão.
Inicialmente foram debatidas a ata da reunião anterior, apresentadas as contas da entidade e as propostas de auditorias externas para a gestão anterior. Superada esta questão, deu-se início ao debate das ações para a gestão que se inicia. “Temos projetos que foram sucesso e que serão mantidos como o Irpen na Comunidade e as campanhas sociais do Instituto”, explicou Arion Toledo Cavalheiro Júnior, destacando o projeto que alcançou 137 municípios em todo o Estado do Paraná e que se reiniciará no mês de novembro na cidade de Colorado.
O presidente do Irpen-PR também destacou que neste ano a campanha do câncer de mama e de próstata já está avançada, com uma cartilha e um cartaz já definidos. “Vamos usar um material que conterá as duas campanhas e que deve ser entregue com todas as certidões emitidas pelos cartórios”, explicou. Nos próximos dias cada cartório paranaense receberá seu material de campanha.
Outra ação que permanecerá será a realização dos Seminários de Trabalho Registral, que no último ano focou na questão da transmissão de certidões. “Além disso, fizemos um trabalho com todos os colegas e hoje somente 41 municípios ainda não emitem o CPF no registro de nascimento no Paraná”, explicou a vice-presidente Elizabete Vedovatto.
A diretoria do Irpen definiu a Oficial de Maringá, Cintia Scheid, como responsável pela reformulação do site da entidade, que terá novo layout e novas funcionalidades. Ainda na questão tecnológica, o presidente do Irpen-PR falou sobre as novas funcionalidades que serão implantadas no E-Certidões, como o pedido manual e possibilidade de certidões digitais.
Funcionalidades da Central de Informações do Registro Civil (CRC) também foram apresentadas. “O importante é que houve grande crescimento de utilização destas ferramentas e o usuário está muito satisfeito”, disse o ex-presidente do Irpen-PR, Ricardo Augusto de Leão.
O projeto da identidade civil nos cartórios também foi debatido, definindo-se uma estratégia de aproximação com as prefeituras para a viabilização do ressarcimento pela prestação do serviço.