Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Sagres Online – Em Goiás, Covid-19 causou 38,9% das mortes no 1º semestre de 2021

O primeiro semestre de 2021 em Goiás teve o registro de 29.942 mortes, sendo 11.632 causadas pela Covid-19, ou seja, 38,9% de todos os óbitos durante o período ocorreram em função da doença ocasionada pelo Sars-CoV 2. Os dados estão disponíveis no Portal da Transparência do Registro Civil e podem ser acessados por qualquer cidadão com internet.

 

Em entrevista à Sagres, o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Goiás (Arpen-GO), Bruno Quintiliano, classificou o momento como muito triste em função do alto número de mortes e afirmou que isso tem ocorrido em todo o Brasil. “E isso, claro, reflete nos testamentos, nos inventários, que tem havido um crescimento no número desses atos em praticamente todos os cartórios”.

 

No Brasil, os dados de cartórios têm a mesma proporção que em Goiás. No 1º semestre de 2021, foram 314.036 mortes por Covid-19, diante do total de 927.568 registro de óbitos. Vale ressaltar que, antes, após o falecimento de uma pessoa, o registro tinha prazo de 24 horas para ser feito, mas este tempo foi aumentado para 15 dias por causa da pandemia.

 

O presidente da Arpen-GO afirmou que hoje os registros são mais preciso, pois tanto os funcionários dos cartórios como os médicos aprenderam a lidar com as mortes causadas pela Covid-19. “Nota-se que no primeiro semestre de 2020, quando estávamos no início da pandemia e morriam pessoas por Covid, os atestados de óbitos assinados pelos médicos talvez pudessem ter outras causas de mortes”.

 

Bruno relatou que foi necessário uma preparação maior quanto ao atendimento dos familiares que perderam entes queridos para a Covid-19. “No começo da pandemia até existia uma fila, porque a gente não esperava. Foi uma mudança de rotina, não só para os cartórios, como para todos. Hoje, praticamente não acontece isso mais. Então já estamos com uma equipe preparada”.

 

Após um pico de registro de mortes em março com 6.826 óbitos e abril com 6.158, os números começaram a cair e isso pode ser notado também pelos profissionais que trabalham nos cartórios, segundo o presidente da Arpen-GO.

 

Fonte: Sagres Online


Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Color está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Color. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569

Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Typography está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Typography. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569