Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Sala do Projeto Registrar é inaugurada no Hospital Florisa Silva de Jaicós (PI)

Foi implantado na tarde de quinta-feira (02), no município de Jaicós, o Projeto Registrar, uma parceria do Poder Judiciário do Piauí, através da Corregedoria Geral, Governo do Estado, do cartório local do 2º Ofício do Registro Civil e Notas, com o apoio da prefeitura municipal e do Hospital Municipal Florisa Silva, que garante o registro de nascimento para todas as crianças recém-nascidas.

A solenidade de implantação aconteceu no Hospital Florisa Silva, ocasião que foi inaugurada a Sala do Registro Civil, com as presenças do juiz corregedor auxiliar do Tribunal de Justiça do Piauí, José Airton Medeiros de Sousa que é coordenador  do projeto Sistema de Interligação do Registro Civil; do juiz da Comarca de Jaicós, Dr. Franco Morette; Dr. Crisanto Neto, secretário municipal de Saúde, que representou a prefeita Waldelina Crisanto, Dr. Simplício Mario que representou a SASC; do tabelião Nelito Silveira; João de Araújo Leal Filho, diretor do Hospital, Benedita Maria, representante da SESAPI, vereadores, Márcio Crisanto, Elias Pereira e Jozete Alves; Fábia Crisanto, Dalva Feitosa, secretária de Educação do município, gerente de enfermagem do HFS, Joana Oliveira, representando o Conselho Tutelar e Francisco Martins de Oliveira, representando os comerciantes de Jaicós.

“Os pais já podem sair da maternidade com o registro em mãos para tentar evitar que essa criança lá fora, por alguma dificuldade que os pais eventualmente tenham, não seja registrada, ou demore na realização do registro, porque para todos os efeitos da lei, sequer essa criança será dada como existente sem o documento que certifique seu nascimento. Isso também prejudica certos benefícios à mãe da criança, tais como Bolsa Família, dificuldade em matriculá-la numa escola e no atendimento da criança nos órgãos de saúde”, disse o Juiz José Ayrton.

O representante da SASC, Simplício Mário, afirmou que o órgão teve uma participação muito importante em todas as instalações do projeto, fornecendo funcionários, acompanhando o processo de disposição e fornecendo parte do imobiliário necessário para o funcionamento.

A instalação da Sala de Registro, no Hospital Florisa Silva, contou com o apoio da prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde. “Estamos felizes em disponibilizar mais este benefício em nossa instituição, não só para a população de Jaicós, mas para outras cidades de entorno. Esse é um momento histórico”, comentou em seu discurso o Dr. Crisanto, secretário municipal de Saúde.

O juiz da Comarca de Jaicós, Dr. Franco Morette também destacou a importância desse espaço dentro do hospital “Temos muitas crianças que não são registradas, e todos tem esse direito, por isso, é muito oportuno esse novo espaço de registro em Jaicós”.

No momento em que acontecia a solenidade já era feito o primeiro Registro de Nascimento: José Marto e Maura Barbosa do povoado Várzea Queimada, deixaram o Hospital com sua filha,Teresa de Carvalho Silva, devidamente registrada.