A cidade de Santa Inês, a 250 km de São Luís, vai realizar, pela primeira vez, uma cerimônia de casamento homoafetiva. Na ocasião, as professoras Lidiane Cristina Passos Cadilhe, de 34 anos, e Maria Luzia Amorim Chagas, 29, trocarão alianças em frente a um juiz corregedor.
O evento matrimonial vai ser realizado nesta sexta-feira (31), a partir das 16h, no Cartório do 2º Ofício Extrajudicial, em Santa Inês. No local, será entregue a primeira certidão de casamento civil emitida no município a um casal homossexual. Após assinarem o documento, as docentes serão consideradas oficialmente casadas perante a lei.
Segundo Maria Luzia, mesmo com toda a felicidade pelo novo ciclo em sua vida, ela garante que ela e agora sua nova companheira preferem viver no anonimato, pois preferem evitar alguns comentários preconceituosos por parte de algumas pessoas da comunidade onde vivem. “Nós preferimos não divulgar nada porque o preconceito ainda é muito grande na sociedade”, afirmou.
O primeiro casamento gay de Santa Inês vai ser realizado três anos depois do Supremo Tribunal Federal (STF) ter reconhecido a união estável entre casais do mesmo sexo.