Contrariando dados nacionais, os casamentos homoafetivos, em Concórdia, não apresentaram mais crescimento, de acordo com levantamento realizado pela reportagem das rádios Rural e 96. Segundo dados nacionais, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as uniões entre cônjuges de sexos diferentes aumentaram 2,7%, enquanto as entre cônjuges do mesmo sexo aumentaram 15,7%.
Em Concórdia, no entanto, o número de casamentos homoafetivos é o mesmo de um ano atrás. Em novembro do ano passado, a reportagem da emissora realizou um levantamento e constatou que desde 2013, a cidade teve cinco casamentos entre pessoas do mesmo sexo. De 2015 para 2016 este número se manteve estável, ou seja, não houve mais casamentos, segundo informou o Cartório de Registro Civil de Concórdia.
Ainda conforme os dados do levantamento anterior, a cidade teve três casamentos entre homens e dois entre mulheres. Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a Resolução 175 que determina que todos os cartórios habilitem ou celebrem casamento civil e conversão da união estável em casamento entre pessoas de mesmo sexo.