Autora lançou a obra “Invisíveis: uma etnografia sobre brasileiros sem documento”, que narra as trajetórias de brasileiros adultos sem certidão de nascimento.
Nesta segunda-feira (25.10), a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) acompanhou o lançamento do livro Invisíveis: uma etnografia sobre brasileiros sem documento, da autora Fernanda da Escóssia, que narra as trajetórias de brasileiros adultos sem certidão de nascimento. O lançamento ocorreu virtualmente, no canal oficial da Fundação Getúlio Vargas, com a apresentação de Cristiane Costa, doutora em Comunicação e Cultura e professora de Jornalismo da UFRJ, e participação de Letícia Ferreira, doutora em Antropologia Social – Museu Nacional/UFRJ e professora da UFRJ, e Vitória Régia da Silva, jornalista.
A obra é resultado da tese de doutorado da autora, que durante dois anos imergiu no cotidiano de um serviço público gratuito de emissão de certidões de nascimento instalado em um ônibus na Praça Onze, no Centro do Rio de Janeiro.
Nesse local, Fernanda, que também é jornalista, professora universitária, pesquisadora e editora da Revista Piauí, pode acompanhar diversas histórias de brasileiros que chegaram à vida adulta sem certidão de nascimento, uma realidade de mais de três milhões de pessoas no país.
Durante o lançamento, a autora explica que conseguiu identificar inúmeras causas que levaram ao sub-registro. Algumas delas são a falta de documentação dos pais, o abandono paterno e, mesmo sendo um serviço gratuito e presente em todos os 5.570 municípios do Brasil, a miséria.
Além de elencar problemas enfrentados por aqueles que não possuem documentação adequada, Fernanda também exaltou o trabalho desenvolvido pela Arpen-Brasil no combate ao sub-registro, principalmente na primeira infância. “Representada pelos cartórios, ela tem um papel importante e muito atuante na criação das unidades interligadas de Registro Civil das Pessoas Naturais nas maternidades”, disse durante a live.
O livro está disponível no site da FGV Editora em https://bit.ly/3vFzRuZ.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen-Brasil