Logo-Arpen-BR-Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Supremo em Ação: Arpen-Brasil participa de seminário que debate o diálogo entre os Poderes e os 35 Anos da Constituição Federal

No dia 13 de dezembro, Gustavo Fiscarelli e Luis Carlos Vendramin, presidente e diretor da Arpen-Brasil respectivamente, integram o painel “Grandes Temas de Direitos Fundamentais no Horizonte do Judiciário Brasileiro”

 

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) estará presente na 5ª edição do Supremo em Ação, seminário voltado ao debate de ideias a fim de amplificar o diálogo entre os poderes e a sociedade civil. O evento acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília, e contará também com a participação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, o ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, o Advogado-Geral da União, Jorge Messias e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, entre outros.

 

No dia 13 (quarta-feira), Gustavo Fiscarelli e Luis Carlos Vendramin, presidente e diretor da Arpen-Brasil respectivamente, integram o painel “Grandes Temas de Direitos Fundamentais no Horizonte do Judiciário Brasileiro”. André Mendonça, Ministro do Supremo Tribunal Federal; Edilene Lôbo, ministra do Tribunal Superior Eleitoral; Sebastião Reis, ministro do Superior Tribunal de Justiça; completam a roda de debate.

 

Chegando em sua quinta edição, o evento também discute a tecnologia, inovação e direitos fundamentais na era digital; cidades inteligentes; e clima, sustentabilidade e economia verde. O seminário acontece no formato híbrido e as inscrições devem ser feitas por meio do site.

 

Confira a programação completa:

Dia 12/12

9h – Credenciamento

9h30 – Abertura

Palestrantes: Fabiane Oliveira (Presidente e Fundadora do Instituto IEJA), Christine Peter (Assessora do Min. Edson Fachin e Professora de Direito Constitucional), Jorge Messias (Advogado-Geral da União).

10h – Painel 1: Tecnologia, Inovação e Direitos Fundamentais na Era Digital

Palestrantes: Alexandre de Moraes (Ministro do Supremo Tribunal Federal e Presidente do Tribunal Superior Eleitoral), Luigi Ferrajoli (Jurista e Professor de Filosofia do Direito na Universidade Roma Tré), José Costa Netto (Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), Margareth Menezes (Ministra da Cultura).

11h – Painel 2: Cidades inteligentes: Reordenamento das Cidades

Palestrantes: José Carlos Martins (Presidente do Conselho Consultivo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC), Fausto Pinato (Deputado Federal – SP e Presidente da Frente Parlamentar dos BRICS), Marina Resende (Advogada e Mestre em Direito e Políticas Públicas), Fernando Marangoni (Relator do programa Minha Casa Minha Vida e Presidente da frente parlamentar de desenvolvimento urbano e habitacional).

12h – Encerramento e pequeno almoço para os convidados

 

Dia 13/12

9h – Credenciamento

9h30 – Abertura

Palestrantes: Humberto Martins (Ministro do Superior Tribunal de Justiça), Fabiane Oliveira (Presidente e Fundadora do Instituto IEJA).

10h – Painel 1: Clima, Sustentabilidade e Economia Verde

Palestrantes: Beatriz Secaf (Gerente de Sustentabilidade da Febraban), Alexandre Baldy (Chairman da BYD), Wagner Ferrreira (Diretor Institucional e Jurídico da ABRADEE – Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), Ariane Guimarães (Jurista e Sócia da Mattos Filho), Clébio Cavagnolle (Jornalista do Grupo Record).

11h – Painel 2: Grandes Temas de Direitos Fundamentais no Horizonte do Judiciário Brasileiro

Palestrantes: André Mendonça (Ministro do Supremo Tribunal Federal), Edilene Lôbo (Ministra do Tribunal Superior Eleitoral), Sebastião Reis (Ministro do Superior Tribunal de Justiça), Gustavo Renato Fiscarelli (Presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais – Arpen-Brasil), Luis Carlos Vendramim Junior (Presidente do Operador Nacional do Registro Civil do Brasil).

12h – Encerramento e pequeno almoço para os convidados