Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

TJ-GO: Pai Presente integrará campanha nacional de responsabilidade social do ensino superior

Ter como diretriz a construção de uma sociedade melhor e garantir direitos básicos a quem necessita é uma responsabilidade que abrange todos os setores e instituições públicas e privadas. Essa situação não é diferente quando se trata de projetos e programas com amplo alcance social como o Pai Presente que, por meio de uma série de ações, tem demonstrado para a comunidade goiana a importância de reduzir o número de pessoas que não tem o nome do pai na certidão de nascimento.

Por essa razão, o programa, executado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), integrará neste domingo (21), das 8 às 17 horas, na Escola Superior Associada de Goiânia (Esup), o rol de atividades gratuitas promovidas pela Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A iniciativa é da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A Esup faz parte dos centros de ensino que se unem nesse tipo de evento para divulgar projetos e oferecer atendimentos gratuitos a comunidade.

Mães e filhos maiores de 18 anos que não possuem o nome do pai na certidão podem indicar o nome do suposto pai e fazer o pedido de reconhecimento de paternidade na hora. Os interessados devem apresentar os documentos pessoais, certidão de nascimento do filho e comprovante de endereço. O Programa Pai Presente funciona no 1º andar do Fórum Heitor Moraes Fleury (prédio central), no Setor Oeste. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Mais informações pelo fone: (62) 3216-2442 ou pelo e-mail [email protected]. Em Goiás o coordenador é o juiz Márcio de Castro Molinari e em Goiânia o responsável é o juiz Eduardo Perez Oliveira. A gerente administrativa é a servidora Madalena Sousa.

Outras ações também farão parte da campanha como os projetos Justiça Ativa do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Voto Consciente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e apresentação do Programa Júnior Achievement para alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 1º ano da universidade. Também haverá palestra sobre economia doméstica ministrada pela Assessoria Minha Pequena Empresa da Faculdade Esup em parceria com o Sebrae e Banco do Povo e oportunidade de emprego através da elaboração e cadastro de currículos.

Mutirões

Na próxima semana, a partir de segunda-feira (22), serão realizados dois grandes mutirões do Pai Presente simultaneamente nas comarcas de Aparecida de Goiânia e Niquelândia, nos fóruns locais. O objetivo é diminuir em ambas as comarcas o alto índice de pessoas que não tem o nome do pai na certidão de nascimento e garantir direitos fundamentais como alimentos, guarda, benefícios previdenciários, herança, entre outros. Em Aparecida, o evento, denominado Semana “D” de Paternidade, se estenderá até o dia 3 de outubro e em Niquelândia até 26 de setembro. Estarão presentes nos dois locais equipes do Pai Presente designadas para os atendimentos e orientações necessárias para o reconhecimento de paternidade e consequente regularização da certidão de nascimento. Todo o procedimento é feito gratuitamente de forma simples, direta e desburocratizada. Os magistrados que estão à frente do projeto nas referidas comarcas são Stefane Fiúza Cançado Machado, diretora do Foro de Aparecida de Goiânia, e José de Bessa Carvalho Filho, diretor do Foro de Niquelândia. (Texto: Myrelle Motta- assessoria de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)

SERVIÇO:

Evento: Atendimentos gratuitos do Pai Presente para reconhecimentos de paternidade

Dia: Domingo (21 de setembro)

Horário: das 8 às 17 horas

Local: Escola Superior Associada de Goiânia (Esup), localizada na Avenida Antônio Fidélis, nº 515, Parque Amazônia

Informações: Madalena (gerente administrativa do Pai Presente) ou Myrelle (assessora de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) pelos telefones (62) 3216-2442/2399 ou 8195-6980/99458220/9145-2237