Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

TJ/MA – CGJ e delegatários definem estratégias para implementação de reuniões setoriais

Estreitar relações para que todos trabalhem unidos visando ao bom andamento dos serviços extrajudiciais, bem como definir estratégias para implementar reuniões setoriais e solicitar a cooperação de todos. Foram estes os objetivos da reunião realizada nesta segunda-feira (24), por videoconferência, que contou com a participação do corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, do juiz auxiliar da CGJ-MA, Anderson Sobral, e presidentes de associações cartorárias do Maranhão.

 

Ao iniciar a reunião, o juiz Anderson Sobral destacou que a Corregedoria, no início da atual gestão, adotou um modelo de trabalho pautado em quatro eixos: governança, resolutividade, integridade e transparência e que, reuniões como essa, oportunizam o diálogo com atores importante para a Corregedoria, como os representantes do serviço extrajudicial.

 

“Esta reunião visa à colocação do eixo da transparência, que nada mais é do que trabalhar em conjunto e de forma aberta com todos aqueles que fazem parte do sistema. Vocês, como representantes de um dos polos desse sistema – os delegatários –  são importantes para o ponto de partida do trabalho da CGJ-MA neste segundo ano de gestão”, destacou ele, frisando sobre a importância de um contato célere da CGJ-MA com todos os delegatários.

 

Outro ponto integrante da pauta da reunião refere-se à necessidade da cooperação de todos os delegatários quanto à atualização do Sistema Auditus, verificação diária do Malote Digital e, ainda, quanto às respostas, requisições, solicitações e expedientes da CGJ-MA no Digidoc e no PjeCor.

 

“Uma das sugestões que fizemos ao desembargador e ele, de pronto aprovou, diz respeito a criarmos reuniões setoriais com todos os delegatários do Maranhão, por videoconferência. Nossa ideia é que, ao longo do próximo mês, façamos reuniões com todos, a começar pelos interinos”, observou Anderson.

 

A coordenadora das Serventias Extrajudiciais da CGJ-MA, Jaciara Monteiro, também presente na reunião, ressaltou a necessidade de uma comunicação mais rápida, possibilitando que pendências de algumas serventias relacionadas ao Malote Digital, às solicitações da Corregedoria e do Conselho Nacional de Justiça possam ser sanadas. 

 

“A preocupação da atual gestão é para que o trabalho flua de maneira transparente e colaborativa. É de grande importância estabelecer essa cultura de alimentar os sistemas e é nesse sentido que estamos trabalhando e queremos a colaboração de todos”, disse ela.

 

O presidente da Associação dos Registradores Civis do Maranhão, Devanir Garcia, destacou que, apesar de problemas pontuais, o saldo é positivo: “Temos uma equipe de pessoas que trabalha unida. Estou há 11 anos na atividade e o serviço notarial e registral foi melhorando paulatinamente, à medida que os concursos foram acontecendo e que a qualificação foi melhorando. Eu represento o Registro Civil e estamos à disposição para melhorarmos sempre, pois temos uma turma de colegas que trabalha em conjunto. O trabalho em sintonia com a CGJ-MA e as associações possibilitarão resolver esses problemas pontuais”.

 

Christian Carvalho, secretário dos Cartórios de Protesto, destacou que o segmento vem participando de forma cada vez mais ativa em discussões, sugestões e propostas de provimento que permitam a modernização das atividades dos cartorários.

 

“Estamos trabalhando há um certo tempo em parceria com a coordenação das serventias da CGJ-MA. Esse entrosamento cada vez maior é o caminho para que possamos evoluir juntos no serviço, buscando melhoria e eficiência”, pontuou. 

 

O corregedor Paulo Velten enfatizou a importância da transparência no trabalho executado pela Corregedoria em consonância com o extrajudicial, parabenizando os representantes pelo comprometimento e aprimoramento constante do serviço. “Ficamos tranquilos pois sabemos que a imensa maioria dos serventuários extrajudiciais são comprometidos com a correção, com o que é certo. Quando necessário, a Corregedoria continuará trabalhando nos ajustes”.

 

Sobre os próximos passos, Velten informou sobre a criação do Núcleo de Regularização de Matrículas de Terras Públicas, a pedido do CNJ.  “Nós estamos vivenciando um momento em que o extrajudicial do Maranhão tem a oportunidade de dar um grande salto, servindo, inclusive, de exemplo para outros estados com a criação desse núcleo. Faremos o que for necessário para avançar. A Corregedoria está de portas abertas para ideias factíveis trazidas por vocês”, finalizou.

 

Fonte: Tribunal de Justiça do Maranhão