Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

TJ-MG apoia casamento comunitário promovido pela Defensoria Pública

Ao todo, mil casais sem condições de pagar as taxas cartorárias poderão formalizar suas uniões

Mil casais terão a oportunidade de formalizar suas uniões no dia 23 de junho deste ano, no Mineirinho. Um casamento comunitário será realizado pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) com apoio do Judiciário. Ao todo, seis cartórios de registro civil da capital, supervisionados pela Corregedoria-Geral de Justiça, estarão com suas equipes no ginásio. A iniciativa pretende beneficiar casais residentes em Belo Horizonte que não têm condições de pagar as taxas para o casamento no cartório.

Realizado a cada dois anos, o evento é aberto a pessoas que desejam se casar, mesmo aquelas que já vivem em união estável. Para participar do casamento comunitário é necessário que os interessados se inscrevam, até 10 de maio, na sede da DPMG. Cada casal pagará apenas uma taxa de R$ 15.

Entre os participantes deste ano, há casos curiosos, como o de quatro irmãos que pretendem formalizar a união com suas companheiras. Também há o caso de um noivo que deseja se casar com uma mulher que está presa. Segundo a DPMG, a noiva tem direito de participar da cerimônia.

Cerimônia

O evento da Defensoria não se restringe à assinatura de documentos. Como a iniciativa tem diversas parcerias, há tapete vermelho, marcha nupcial, decoração e distribuição de bem-casados para os noivos. Muitas participantes, inclusive, vão vestidas de noiva. Todos os casais também podem levar convidados, em número fixado pela DPMG. No último casamento comunitário realizado pela Defensoria, foram formalizadas 600 uniões.

Além do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Corregedoria-Geral de Justiça, a iniciativa da Defensoria Pública conta com o apoio do Governo do Estado, Polícia Militar, Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), Sindicato Intermunicipal das Empresas de Bufê de Minas Gerais (Sindbufê-MG), DPVAT, Sicoob-Jus-MP, Rede Globo, MRV Engenharia, Artes em Vídeo e Artfas Cerimonial & Promoções.

As inscrições para participar podem ser feitas até 10 de maio, das 12h às 17h, na sede da DPMG (Rua dos Guajajaras, 1.707, Barro Preto).

Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3526-0312 ou no site www.defensoria.mg.def.br.