O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (COIJ), firmou um acordo e cooperação técnica com o Grupo de Apoio aos Pais Adotivos do Amazonas (Gapam) e vai prover orientações a adotantes, adotados e pessoas interessadas em tornarem-se pais adotivos.
O termo de cooperação para realização de tais atividades foi assinado na última quinta-feira (5), na sede do TJAM – bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus – pelo presidente da Corte Estadual de Justiça, desembargador Flávio Pascarelli, pela juíza coordenadora da Infância e Juventude, Rebeca de Mendonça Lima e pela coordenadora do Gapam, Iracy de Souza Rocha.
Pelo acordo celebrado, o TJAM se prontifica em proporcionar cooperação técnica na área da Infância e Juventude Cível, por intermédio de psicólogos, assistentes sociais e assessores jurídicos; em fornecer ao Gapam materiais de divulgação de campanhas sobre o tema realizadas pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB); em disponibilizar instalações físicas para a realização de encontros de formação e tomar outras providências.
O acordo de cooperação terá validade de um ano, podendo ser prorrogado, e por meio dele o Gapam se compromete em realizar encontros periódicos com o público-alvo; encaminhar ao Juizado da Infância e da Juventude Cível o habilitado adotante que tiver participado dos cursos pretendidos com a devida certificação; e disponibilizar ao mesmo Juizado informações relativas às reuniões realizadas e outras providências.
Pós-adoção
A juíza coordenadora da Infância e da Juventude, Rebeca de Mendonça Lima, frisou que o Poder Judiciário trabalha intensivamente a preparação dos pais que pleiteiam ser adotantes e informou que a parceria instituída com o Gapam permitirá um maior acompanhamento aos pais, às famílias e às próprias crianças ou adolescentes pós-adoção. “A adoção representa uma mudança de vida, tanto para a pessoa que é adotada, quanto para sua nova família. Por esse motivo, consideramos imprescindível o acompanhamento, psicológico por exemplo, para garantir que esta adaptação seja a melhor possível. Esta é uma das propostas do acordo firmado com o Gapam”, explicou a magistrada.
Dirigindo o Grupo de Apoio aos Pais Adotivos do Amazonas, Iracy de Souza Rocha elogiou o TJAM pela proposta do acordo que, segundo ela, impactará positivamente na vida de pessoas que necessitam de instruções em um momento singular de suas vidas. “Nosso grupo tem 12 anos de atividades na cidade de Manaus e a partir desta parceria fortalecerá suas ações em prol das famílias, providenciando, em parceria com a COIJ, o acompanhamento aos pais adotantes, às famílias e aos filhos que receberam sentença de adoção”, frisou.
Conforme Iracy Rocha, o Gapam po de atendimento no Abrigo Moacyr Alves, localizado na rua Léa Alencar, nº 1014, bairro Alvorada 1 e pode ser contatado pelos telefones (92) 9618-1898 e (92) 9134-4146ssui uma sala.