Logo-Arpen-BR-Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

TJ/GO – Vara da Infância e Juventude de Goiânia realiza audiência de adoção por videoconferência, com mãe biológica no hospital

A juíza titular do Juizado da Infância e Juventude da comarca de Goiânia (área cível), Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva, realizou, na última terça-feira (3), audiência por videoconferência, via Platafoma Zoom, em processo de adoção, na qual foi ouvida a genitora biológica da criança, que é tetraplégica e que encontra-se internada na Unidade de Terapia Intensiva em um hospital da cidade de Belém do Pará.

A audiência, que foi feita com auxílio de uma assistente social, terminou com o consentimento para adoção perante o Ministério Público e autoridade judiciária. Também foram ouvidos, no mesmo ato, além da mãe biológica, os requerentes, sendo que a adotante estava na recepção do hospital e o marido dela se encontrava na Alemanha.

De acordo com a magistrada, foram realizadas várias tentativas para que a audiência acontecesse, via precatória, mas não havia êxito devido à pandemia. Maria Socorro destacou a importância destas audiências serem realizadas de forma virtual, inclusive proferindo sentença de adoção, como foi o caso.

Em outra data, de acordo com a juíza, também foi realizada audiência de instrução em processo de destituição familiar cumulado com adoção, sendo, que outra vez, uma das testemunhas encontrava-se fora do Brasil, sendo ouvida de sua residência na Georgia, nos Estado Unidos. Assim, Maria Socorro elogiou esta nova modalidade de audiência e destacou a eficiência e a praticidade do ato pelos inúmeros benefícios trazidos para o processo e notadamente para a celeridade dos feitos da infância e adolescência. (Texto: Arianne Lopes – Centro de Comunicação Social do TJGO)