Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

TJ/MG: Serra do Salitre (MG) ganha casamento comunitário

Situado no Triângulo Mineiro, o município de Serra do Salitre, que pertence à comarca de Patrocínio, realizou seu primeiro casamento comunitário. Por meio de uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a Prefeitura Municipal, 38 casais converteram a união estável em casamento.

A cerimônia aconteceu em 24 de novembro no ginásio poliesportivo Honorato Ferreira da Silva e foi conduzida pelo diretor do foro e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) local, juiz Pedro Marcos Begatti. Os noivos ainda contaram com a apresentação da banda RA Music.

Além do magistrado, familiares dos noivos e representantes da comunidade, participaram do evento o promotor de justiça, Breno Nascimento Pacheco; o prefeito Paulo Geovani Silveira de Melo; o presidente da Câmara Municipal, vereador Mário Gilberto; o 2º tenente da Polícia Militar, Luiz Paulo Alves dos Santos; a secretária municipal de assistência social, Decarla Gonçalves de Menezes; e a representante do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (Unicerp), a professora Júnia Gonçalves de Oliveira.

“O casamento foi um sucesso. Foi maravilhoso participar deste exercício de cidadania proporcionado pelo Tribunal”, disse o magistrado. Ele comentou que alguns casais, ao procurarem o Cejusc, para inscrição, confessaram que se sentiam constrangidos por não terem a união legalizada.

“As famílias entravam de braços dados com os casais, como se aquele momento fortalecesse o vínculo ”, relata o juiz. Ele acrescenta que a legalização da união, além de ajudar no sentido burocrático, para exercício do direito civil, familiar e previdenciário, traz uma estabilidade emocional para o núcleo familiar.

“A cerimônia foi bem animada e carregada de emoção”, conta o administrador do fórum, Valdir Ferreira das Neves. O servidor ressalta o comprometimento e o envolvimento da comunidade na concretização do evento. “Cada um contribuiu com aquilo que estava ao seu alcance. Os representantes do comércio local ofereceram brindes às pessoas que estavam presentes”, cita.