Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

TJ/MT – Gestores das 79 comarcas aperfeiçoam conhecimentos sobre serventias extrajudiciais

Gestores gerais das 79 comarcas de Mato Grosso participaram, na manhã desta terça-feira (29 de setembro), do “Encontro sobre Gestão Administrativa das Serventias Extrajudiciais”. Idealizado e organizado de forma totalmente virtual pela Corregedoria-Geral da Justiça o objetivo da capacitação é o aperfeiçoamento da gestão do bem público e da melhor oferta de serviços à população quanto aos serviços cartorários no Estado.

Por meio das informações repassadas pelos servidores da Auditoria de Gestão da Primeira Instância e Departamento de Orientação a Fiscalização (DOF), os gestores gerais receberam orientações quanto a uniformização de procedimentos e informações relacionadas à gestão e fiscalização do foro extrajudicial. Essa é a continuidade da série de capacitações por videoconferência realizadas pela Corregedoria, a exemplo daquela em que foi ofertada aos cartorários que respondem interinamente pelas serventias do foro extrajudicial.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva destacou a importância da gestão administrativa das unidades cartorárias e consequentemente desse curso oferecido aos gestores gerais, que estão diretamente ligados aos juízes diretores das Comarcas, que realizam e participam das inspeções e correições.

Este curso de hoje é prático onde vocês vão receber dos nossos técnicos, já com base em experiências em auditorias, as orientações sobre o foro extrajudicial, para a melhor administração de um cartório e a gestão dos recursos públicos.”

A juíza auxiliar da CGJ-MT Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva disse que o encontro foi preparado para que os gestores gerias conhecessem a gestão administrativa das serventias, o que vai auxiliar o trabalho no que diz respeito aos serviços correcionais.

“O propósito hoje é discorrer, através dos nossos departamentos, sobre como se faz a fiscalização contábil, financeira, trabalhista e tributária. São os gestores gerais que auxiliam os juízes diretores nesse papel de fiscalização do foro extrajudicial. Esse encontro veio para que os trabalhos sejam realizados em conjunto com a Corregedoria.”

Nos encontros participaram os servidores da Auditoria de Gestão da Primeira Instância, Gilbert Luz e Laís Cristiane de Souza e do Departamento de Orientação e Fiscalização (DOF), Nilcemeire dos Santos Vilela, Maria Nelice Martins, Vinicius Coelho do Prado e Walkyria Freitas Taques.

Nesta quarta-feira (30), às 8h30, a Corregedoria realiza o “Encontro para Integração de Magistrados, Anoreg e Notários e Registradores”.

Leia matéria relacionada:

Capacitação ofertada pela Corregedoria vai aperfeiçoar gestão no foro extrajudicial