Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Um Passo a Mais para a Cidadania ? Equipe da Corregedoria promove ação em Goiana (PE)

A cidade de Goiana recebe, no dia 20 de agosto, o programa Um passo a mais para a cidadania, da Corregedoria Geral da Justiça do TJPE. “O objetivo é resolver com eficiência e celeridade as questões relacionadas, principalmente, a registro civil e ações de família”, explica o corregedor geral da Justiça, Eduardo Paurá. A iniciativa é fruto de parceria com a Associação dos Registradores das Pessoas Naturais de Pernambuco (Arpen/PE).

A expectativa é de que sejam realizados 92 casamentos coletivos. De acordo com a juíza Aline Cardoso dos Santos – que é diretora do Fórum da Comarca de Goiana e Juíza de Direito do Juizado Especial e das Relações de Consumo de Goiana – também será realizada uma palestra na Escola Estadual João Alfredo sobre Registro Civil, além da realização de 45 audiências preliminares no Juizado Criminal.

Um Passo a Mais – O programa beneficia, mensalmente, comarcas com índices elevados de sub-registro e de ações de família, com atendimento à população, acesso a certidões de nascimento e de casamento, realização de casamentos comunitários e reconhecimento voluntário de paternidade. Também são oferecidas palestras com a distribuição de informativos para o público em geral a respeito das atividades dos registradores civis.

Outra ação do programa envolve recomendação aos juízes das comarcas envolvidas para que promovam, em parceria com a Defensoria Pública e o Ministério Público, mutirões de audiências de conciliação em ações de família na data do evento. A primeira cidade a receber a ação foi Macaparana, em seguida Gravatá, Bonito e São Bento do Una. O serviço é gratuito. O horário de atendimento é das 9h às 14h.

Horário dos eventos:

Casamentos coletivos no Fórum de Goiana: 8h30

Palestra na Escola Estadual João Alfredo: 10h30