Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Arpen-RS participa do encontro de final de ano da ARN

No último fim de semana, dias 09 e 10 de dezembro, aconteceu, em São Miguel das Missões, nas dependências do Tenondé Park Hotel, o encontro de final de ano da ARN.

O evento contou com a participação dos Palestrantes Sérgio Jacomino, Oficial do 5º Registro de Imóveis de São Paulo/SP, eleito recentemente Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil – IRIB, Flauzilino Araújo dos Santos, Oficial do 1º Registro de Imóveis de São Paulo/SP e atual Diretor de Tecnologia e Informática do IRIB, Adriano Damásio, Oficial do Registro Público de Herval/RS e atual Diretor de Ensino e de Informática do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, e Paulo Ricardo de Ávila, Oficial de Registros Públicos de Teutônia/RS e atual o Presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul.

Além dos renomados palestrantes, marcaram presença no encontro o Presidente do Colégio Notarial – Seção do Rio Grande do Sul, Danilo Alceu Kunzler; o Vice Presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil, Luiz Carlos Weizenmann; o Presidente da Arpen-RS, Arioste Schnorr; o Deputado Estadual, Jorge Pozzobom; o Assessor Extrajudicial da Corregedoria-Geral da Justiça, Leo Gomes de Almeida, e o Diretor de Política e Formação Sindical do Sindiregis, Evaldo Afrânio Pereira da Silva.

Na abertura da última reunião do ano, a Presidente Margot ressaltou que a classe tem a obrigação institucional e coletiva de atualizar-se e de saber o que está acontecendo em todas as especialidades. Lembrou que o apoio do poder legislativo e judiciário é essencial para fortalecimento da classe, mas muito mais importante é que todos os registradores e notários participem dos debates e discussões que afetam as serventias, pois sem essa participação as entidades não serão ouvidas.

Durante o encontro, em sua fala, o 1º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo, Flauzilino Araújo, ressaltou que as entidades de classe devem incentivar as serventias com grande faturamento a contribuir com as serventias deficitárias, para que todos os registradores e notários do Brasil possam prestar um serviço de qualidade. Referiu que enquanto houver uma única serventia desconectada da rede que compõe o sistema do registro de imóveis eletrônico, todo propagado prestigio digital será falso. Ao final de sua fala, enfatizou que “há apenas um Registro de Imóveis no Brasil e muitas operadoras desse instrumento espalhadas pelo território, mas somos um só”.

Antecedendo a última reunião de 2016, na sexta-feira, dia 09 de dezembro, aconteceu um jantar de confraternização, regado a música ao vivo de ótima qualidade com a banda “Nativismo Retrô”, muita alegria e descontração.

Com esse encontro, a ARN encerrou o ciclo de palestras do ano, e trabalhará mais em 2017 para promover estudos, cursos e palestras, para o aperfeiçoamento dos serviços, união e fortalecimento da classe.