Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Barras (PI) registra primeiro casamento religioso com transexual

O primeiro casamento religioso com uma transexual no Piauí ocorreu no município de Barras, a 119 km de Teresina. A cerimônia foi celebrada pelo Pastor João Leite, da Igreja Evangélica da Comunidade Metropolitana, em Teresina. A união matrimonial entre Jenny Kate Machado Dos Santos e Rogério Ramos reuniu cerca de 80 convidados, entre familiares e amigos. 

O casal está junto há 1 ano e sete meses. Jenny Kate conta que optou por casar no religioso após conseguir na Justiça, em agosto deste ano, a autorização para retificar o nome e gênero. 

“Comecei a investir em mudanças no meu corpo em 2012 tomando hormônios. Depois fiz a orquiectomia, procedimento em que ocorre a remoção do órgão produtor de hormônio masculino (testículos) e a implantação de silicone nos seios. A minha advogada apresentou os argumentos para que eu conseguisse o direito de mudar de nome e de gêneroo em janeiro deste ano e em agosto recebemos a autorização”, conta Jenny Kate.

A transexual conta emocionada que o casamento religioso era a realização de um sonho e por isso aguardou a decisão judicial para casar com o companheiro, como um casal heterossexual.

“A gente podia casar antes, mas resolvi aguardar para casar vestida de noiva, após ser considerada mulher pela Justiça. Sou a primeira transexual no Piauí a casar no religioso sem ter feito a cirurgia para a mudança de sexo”, reitera a cabeleireira explicando ainda que transexual são pessoas com transtorno de identidade de gênero.

Jenny Kate destaca ainda que o casamento representa uma garantia dos direitos dos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) e uma forma de incentivar também outras transexuais. 

“Meu casamento serve de exemplo também para a sociedade. Para as pessoas entenderem que a opção sexual não é coisa de outro mundo. Em qualquer família, seja esta rica ou pobre, pode haver alguém transexual e isso é normal. Acredito que minha história serve de exemplo para que outras garotas também acreditem nos seus sonhos”, desabafa a cabeleireira. 

Entre os planos para o futuro, Jenny Kate planeja para 2015 fazer a cirurgia para adequação sexual e junto com o marido adotar uma criança. “Todo mundo na cidade me respeita e me trata como mulher e tenho planos de mudar de sexo e ser mãe, completar a família. Com muita determinação sei que também vou conseguir”, disse.