Executivo municipal nomeou haitiano de 40 anos como servidor da Secretaria de Saúde
Com o objetivo de estreitar a comunicação com os imigrantes, a Prefeitura de Bento Gonçalves iniciou um projeto pioneiro: nomeou o haitiano Jonel Pierre, 40 anos, como servidor da Secretaria de Saúde. Morador da cidade há 8 anos, ele será responsável pela interlocução entre o poder público e os imigrantes.
O secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira disse que a comunicação é uma das dificuldades encontradas no atendimento aos imigrantes haitianos. “Ter alguém para fazer essa interlocução é importante para que possamos atender melhor estas pessoas. Por isso, ele vai atuar nos núcleos onde registramos a maior concentração deste grupo. Se nascer uma criança em nossa cidade, o Pierre será responsável por passar as orientações para esta família”, explicou o secretário.
Hoje, cerca de mil imigrantes residem na cidade. Destes, 700 estão escritos no Cadastro Único. “A minha missão em Bento é fazer um acompanhamento com a comunidade haitiana. Ajudar a traduzir o português para o crioulo e apresentar os serviços de saúde, assistência e educação. Será um trabalho para facilitar a vida das pessoas”, destacou Jonel Pierre.