Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

CNN Brasil – Cartórios projetam ‘boom’ de casamentos em 2022

Levantamento feito pela associação de cartórios aponta salto de 47% na projeção para o primeiro semestre do ano que vem. 

 

Um levantamento realizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), a pedido da CNN, aponta que o número de casamentos deve saltar 47% no primeiro semestre de 2022 na comparação com o mesmo período desse ano. A associação que representa todos os cartórios de registros civis projeta que os primeiros seis meses do ano que vem, podem bater 624 mil casamentos. 

 

O número leva em consideração um represamento de mais de 200 mil casamentos registrado nos anos de 2020 e 2021. Na prática, o número de registros oficiais de matrimônio gira em torno de 1 milhão por ano no Brasil. A série histórica aponta que há um certo equilíbrio entre os semestres, com cerca de 500 mil a cada metade do ano. Acontece que, por conta da proibição de festas e eventos com aglomeração ao longo da pandemia do coronavírus, muita gente adiou os planos. Isso gerou um represamento de 160 mil casamentos em 2020 e outros 76 mil em 2021. 

 

Ainda assim, o número de casamentos está subindo. No primeiro semestre de 2019, antes do coronavírus chegar ao Brasil, foram 512 mil casamentos. No primeiro semestre de 2020, o número despencou. Foram 340 mil casamentos. A queda leva em consideração a quarentena e o lockdown registrados em uma série de cidades e estados brasileiros. O primeiro caso foi registrado no país no dia 26 de fevereiro de 2020 – duas semanas depois, a OMS decretaria que o coronavírus se tornara uma pandemia. Em 2021, os cartórios registraram 424 mil casamentos, portanto 200 mil a menos do que a projeção para 2022. 

 

“O que podemos afirmar é que existe uma demanda reprimida que foi causada pela pandemia do Covid-19, mas que deve se normalizar com o controle da pandemia e reestabelecer os números de registros ao patamar dos anos anteriores, ou seja, 20 a 25% acima dos registros realizados no 1o semestre 2020”, afirma o presidente da Arpen-RJ, Humberto Costa. 

 

Fonte: CNN Brasil


Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Color está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Color. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569

Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Typography está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Typography. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569