Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Cresce número de casamentos nas cidades do Grande ABC em 2022

Matrimônios realizados no ano passado aumentaram 5% em relação a 2021; avanço da vacinação contra a Covid-19 contribuiu para alta, diz especialista

 

Os casais do Grande ABC oficializaram mais uniões no ano passado do que em 2021. De janeiro a dezembro de 2022 foram celebrados 15.082 matrimônios nas sete cidades, enquanto no mesmo período do ano anterior os cartórios da região registraram 14.404, segundo dados da 4° edição do Relatório Anual Cartório em Números, publicação anual dos cartórios brasileiros. 

 

O número de casamentos de 2022 se aproxima de 2019, período pré-pandemia, quando foram formalizados 16.578 matrimônios na região. No ano passado, a única cidade que não registrou crescimento foi o município de Diadema, onde foram formalizados 2.390 em 2021 e 2.333 no ano passado.

 

A substituta do 1º Cartório de Registro Civil de São Bernardo, Ana Amélia Tonin, atribui o aumento dos matrimônios no primeiro semestre de 2022 aos noivos que já haviam dado entrada na habilitação antes da pandemia. 

 

“A partir do segundo semestre, o que se notou, tendo em vista a vacinação contra o coronavírus em larga escala e a flexibilização gradual das restrições, foi uma tranquilidade e maior confiança para os noivos celebrarem o casamento na presença dos seus familiares”, diz. 

 

Tonin ressalta que durante a crise sanitária as cerimônias ficaram restritas aos noivos e duas testemunhas (padrinhos) que são os exigidos por lei. Além disso, era obrigatório o uso de máscaras durante toda a celebração e os horários eram previamente estabelecidos para evitar aglomerações na antessala.

 

Santo André foi a cidade da região que registrou a maior alta nos casamentos em 2022, com crescimento de 9,7%, passando de 3.540 para 3.884 uniões no ano passado.

 

Verônica Suniga, 29 anos, e Bruno Suniga, 30, foram um dos casais que oficializaram a cerimônia no município andreense em 2022. Juntos desde 2014, eles disseram sim no dia 24 de junho, na Igreja Nossa Senhora das Graças, localizada na Vila Humaitá.

 

Os recém-casados realizaram duas cerimônias em dois municípios da região, o evento religioso ocorreu em Santo André, ao lado de amigos e familiares, e a festa foi celebrada em São Bernardo, com a presença de mais convidados. 

 

“Decidimos fazer duas celebrações devido a proposta de cada uma delas. Frequento essa igreja desde pequena com a minha avó, então era muito significativo que meu casamento acontecesse lá. A primeira celebração era mais íntima, focada na união, enquanto a segunda era realmente uma festa”, contou Verônica. O casal se conheceu em 2013, após ser apresentado por amigos, e ficaram noivos em 2020. Hoje, os dois moram juntos em São Bernardo.

 

Fonte: Diário do Grande ABC