Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

G1: Paraíba teve 4.831 nascimentos e 2.074 mortes em agosto, diz Farpen

Foram registrados 4.831 nascimentos e 2.074 mortes na Paraíba no mês de agosto. Os dados foram apresentados pelo Conselho Gestor do Fundo de Apoio ao Registro das Pessoas Naturais (Farpen). Além desses números, também foram divulgados os de registro de paternidade, que foram 126, e os de natimortos, que foram 45. Estes números, somados aos pedidos de segunda via, totalizam 7.670 atos.

Os atos compartilhados de nascimentos crianças que nascem em um município vindas de outras cidades também são avaliados pelo Farpen. Desta vez, o Conselho verificou que aconteceram 240 atos compartilhados em todo o estado. João Pessoa lidera o ranking dos municípios que mais recebem gestantes de outras cidades. Só em agosto, foram 147. Em seguida, vem Campina Grande, com 77.

Para os conselheiros, esses números vêm caindo e isso significa benefícios para o município de origem. É que quando acontece um aumento de nascimento na cidade de origem, o lugar sai ganhando com as políticas públicas e melhoria social, de acordo com o relatório.

Também foi verificado que 184 cartórios não arrecadaram, com seus respectivos atos, o valor de um salário mínimo por mês e precisaram de um complemento financeiro do Fundo, no valor de R$ 1.150,00. O presidente da Associação do Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg/PB) e um dos conselheiros do Farpen, Germano Toscano, disse que antes essa complementação não ultrapassava o salário mínimo.