Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Justiça de SC rejeita pleito de família que pretendia eliminar trema do sobrenome

O Tribunal de  Justiça de Santa Catarina –  TJSC negou o pedido de uma família que desejava eliminar o trema do sobrenome com a justificativa de dificuldade com o uso do sinal em sistemas de informação. Para o TJSC, exceto para casos de erro de grafia, exposição ao ridículo ou relevante razão de ordem pública, nomes próprios são imutáveis.

 

O pedido foi indeferido pelo juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública, da comarca de Joinville,  segundo a qual os sobrenomes da família, de origem estrangeiras e com caracteres distintos dos empregados na língua portuguesa, podem implicar em dificuldade no dia a dia pela repetida necessidade de correção de equívocos na escrita ou digitação.

 

A família recorreu, mas sem êxito. O desembargador Edir Josias Silveira Beck, relator da apelação, afirmou que “a transliteração do sobrenome para mera facilitação ortográfica não tem previsão legal e vai de encontro à preservação dos apelidos de família defendida pelo artigo 55 da Lei n. 6.015/1973.” e lembrou que, embora tenha sido abolido no novo acordo ortográfico, se mantém em nomes próprios de origem estrangeira e concluiu que “os recorrentes não comprovaram as alegadas situações constrangedoras ou vexatórias causadas pelo uso do sinal gráfico”.

 

O voto do relator foi seguido com unanimidade pelos demais integrantes da 1ª Câmara Civil do TJSC.

 

Fonte: Ibdfam


Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Color está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Color. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569

Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Typography está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Typography. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569