Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

TJ-PE promove IV Evento da Casa de Justiça e Cidadania

A Casa de Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça de Pernambuco (CJC-TJPE) oferece, a partir desta quarta-feira (24/09), serviços gratuitos na área de saúde e emissão de documentos aos moradores do Coque. Esse é o quarto evento promovido pela unidade, que tem dois anos de funcionamento. A ação acontece das 9h às 13h até sexta-feira (26/09). Os moradores interessados em participar podem comparecer à Casa da Justiça, localizada na Rua Cabo Eutrópio, 178, Joana Bezerra.

Segundo a chefe de Núcleo de Apoio e Desenvolvimento das Casas de Justiça e Cidadania, Djanira Carneiro, a iniciativa tem como objetivo principal aproximar o Judiciário da comunidade. “Ao promover ações desse tipo nossa proposta é oferecer à população serviços básicos de cidadania”, afirmou. A unidade conta com a parceria da Diretoria de Saúde do TJPE, do Distrito Sanitário I da Prefeitura do Recife, do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado e do setor de Odontologia do Serviço Social da Indústria de Pernambuco.

 Durante todos os dias do evento haverá medição de glicose, aferição da pressão arterial, vacinação tríplice viral para crianças de até quatro anos e contra tétano e difteria para adultos, teste do olhinho para medir a acuidade visual de bebês, e exame para detecção de câncer de boca. Na quarta-feira será oferecido atendimento odontológico. Na quinta-feira haverá a emissão da segunda via da carteira de identidade – RG e a realização do exame de Papanicolau ou Citologia Oncótica. Já na sexta-feira serão promovidos exames de mamografia e testes para detecção de HIV e sífilis. Nos dois últimos dias, a unidade promove, ainda, atendimento na área de nutrição.

Na ação, também serão inscritos 30 casais interessados em oficializar a união. Após inscrever-se, os casais serão encaminhados ao cartório da região para regularizar a situação de convívio e posteriormente participarão de um casamento coletivo realizado por um magistrado na comunidade.

Atuação – Prevista no art. 15 da Resolução nº 222/2007 do TJPE, a Casa de Justiça e Cidadania é uma unidade multifuncional que visa a promover o desenvolvimento de ações voltadas à efetiva participação do cidadão e da comunidade na solução de seus problemas, além de aproximar o Poder Judiciário da sociedade. O núcleo de apoio e desenvolvimento das Casas da Justiça e Cidadania é vinculado à Coordenadoria Geral do Sistema de Resolução Consensual e Arbitral de Conflitos, que tem como coordenador o juiz Ruy Patu.