Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

TJ/AM: Curso de Mediação Judicial do Nupemec encerra com participação de professor da Bélgica, na Esmam

Participaram 24 alunos no curso e a previsão é que o próximo seja promovido no mês de julho. A participação é gratuita.

A terceira edição do Curso Básico de Mediação Judicial foi encerrada no último dia 14 com a participação de 24 alunos e também com a presença do professor Ivo Aertsen, do Leuven Institute of Criminology, da Bélgica. Ele estava em Manaus e foi convidado pela direção do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos do Tribunal de Justiça do Amazonas (Nupemec/TJAM), que realizou o curso, para acompanhar as técnicas de mediação judicial aplicadas pelo Judiciário Estadual.

Nupemec Esmam2O professor belga também conheceu o trabalho realizado pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), instituição parceira do Nupemec na realização dos cursos de mediação e conciliação. “Estou muito feliz em visitar o Tribunal, a escola, aqui, em Manaus, e estou impressionado com o progresso  Nupemec Esmam3atingido nos casos de família. Vocês são um exemplo para os outros Estados”, declarou o professor Ivo Aertsen.

O curso foi realizado na Esmam, que funciona no 1º andar do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede da Corte Estadual de Justiça, no Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. Foram cinco dias de curso, que chegou ao fim na última sexta-feira. As primeiras aulas foram realizadas nos dias 30 e 31 de maio e continuaram nos dias 6, 7 e 14 deste mês de junho, com atividades presenciais e online.

O objetivo, de acordo com a direção do Nupemec, foi formar servidores do Poder Judiciário e profissionais de outras áreas, a partir de uma orientação pedagógica, para treinamentos em conciliação e mediação judicial. De acordo com o juiz de Direito Gildo Alves de Carvalho Filho, coordenador do Nupemec e também um dos instrutores, o curso foi bem satisfatório. “Nós estamos bastante entusiasmados e satisfeitos com a finalização de mais um curso de mediadores judiciais, realizado em parceria com a Esmam, participação de 24 alunos e temos a expectativa de promover mais quatro cursos até o final deste ano”, comentou o magistrado.

Ele acrescentou que há uma demanda de pessoas interessadas em participar desses treinamentos, que são gratuitos. “Segue a grande missão de intensificar e consolidar a política de Metas do Poder Judiciário, sempre com apoio do presidente da Corte, desembargador Yedo Simões, e do diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli”, completou.

Andrea Basílio Coelho Viana, uma das instrutoras, falou da importância do curso e de como os alunos surpreenderam nos cinco dias do treinamento. “Terminamos hoje a parte teórica do curso de mediadores judiciais. Foram cinco dias intensos de trabalho e me surpreendeu muito a participação de todos os alunos até o final. Para nós, instrutores, fica a gratidão por compartilhar a experiência e a troca de conhecimento, que foi muito enriquecedora”, comentou Andrea.

O próximo curso está previsto para o mês de julho e os interessados em participar dessa turma podem enviar um e-mail para o Nupemec: [email protected]. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3303-5028 | 5029.